[an error occurred while processing this directive]
diário :: Outubro 1999
|| arquivo || seguinte >>

3 de Outubro
Como é que se começa um diário? Como tudo, o mais difícil é o início. Depois as coisas começam a encaixar nos seus devidos lugares e passa a ser rotina. Mas os inícios são sempre um desespero.
Penso que o ideal será fazer um resumo do que se passou até aqui. Será mais simples depois explicar certos acontecimentos.

A minha vida em geral não tem nada de particularmente excitante ou interessante. No entanto eu gostaria que tudo continuasse assim mais vezes. Sou o tipo de pessoa que está mesmo bem é no seu sofazinho a ler um livro com um gato ao colo. O resto só causa stress. Dito isto, devo dizer então que tenho tido uns meses complicados demais para o meu gosto ultimamente. E, apesar de as coisas estarem agora a voltar ao sítio, não foi sem deixar algumas marcas profundas. Ora vejamos:

Saí de casa dos meus pais uma semana antes do meu casamento que foi a 4 de Julho de 1998.Eu levei duas gatas e um peixinho dourado, o Pedro levou outra gata. O primeiro ano correu razoalvelmente bem. Em Julho apanhámos mais uma gatinha de uma ninhada que nasceu nas traseiras do nosso prédio - a Scully. Em Agosto deste ano, fomos uma semana de férias para o Algarve já que a minha tonalidade de pele estava a assustar os almadenses, desabituados como estão a pessoas pálidas. Quando regressámos encontrámos as gatas com muito pouco pelo. Estamos a fazer tratamento desde então. Tenho a impressão que os bichos já não nos suportam.

Para melhorar a situação, no final de Agosto acabou o meu contrato de professora com a escola Anselmo de Andrade e não fiquei colocada no concurso de professores. Que bom. É sempre a mesma coisa. Por isso, como todos os anos, no dia anterior ao meu aniversário, lá vou eu para Setúbal para entrar nos mini-concursos. Depois de umas semanas de agonia - com um aniversário particularmente agradável pelo meio, visto que este ano realmente apareceu alguém - constatei que continuava desempregada, desta vez sem grandes hipóteses de encontrar outra coisa tão depressa.

No dia 27 de Setembro fui a uma entrevista no Arco. No caminho para casa, encontrámos uma gatinha ferida. Não fui capaz de deixá-la ali para morrer. Agarrei no bicho, embrulhei-a no meu casaco e levámos a criatura ao veterinário.Tinha o queixo partido, dificuldade em respirar e não se aguentava nas patas. Depois de uns dias de injecções de antibiótico e alimentação a seringa, a gatinha - a que chamámos Ripley - parecia estar a recuperar. Mas durante o fim de semana começou a espirrar e voltou a ter problemas de respiração. Na segunda feira, quando voltámos ao veterinário, descobrimos que tinha uma pneumonia, um dos pulmões já não funcionava e como se não bastasse, tinha uma doença chamada Leucose, para a qual não há nada a fazer. Fomos enterrá-la nessa noite. Decidir se deviamos ou não deixar a Ripley morrer foi a coisa mais difícil que tive que fazer em toda a minha vida.

Agora há a hipótese de as outras gatas terem contraído a doença. Nem sei se quero fazer o teste. É inutil porque não lhes vou fazer nada. Era preciso estarem num estado lastimoso - como estav a Ripley - para eu conseguir tomar uma decisão semelhante. Se há pessoas que vivem dez anos e mais com o vírus da Sida sem ficarem doentes, estes bichos devem ter pelo menos as mesmas probabilidades.

No dia seginte, 28 de Setembro, recebi um telefonema a dizer que sim, sempre ía trabalhar para o Arco. Nem consegui ficar muito feliz. No entanto fiquei bastante aliviada porque significa que vou conseguir sobreviver durante mais um ano. Também andava a fazer um trabalho para o site do Público, e foi aceite. Só falta saber se me vão dar mais trabalhos ou não.

No dia 1 de Outubro fui finalmente ver o Star Wars episode 1. Depois de meses e meses de espera, pus a minha maquilhagem à Queen Amidala (Rainha Amigdala para os amigos :P) e fui à estreia. Apesar de já saber a história toda, gostei do filme. Achei que tanto o Darth Maul como o Obi-Wan aparecem pouco, o miúdo não é um grande actor e havia demasiados bonecos sorridentes, mas os cenários são o máximo e a batalha com os droids e os gungans uma maravilha em que uma pessoa até se esquece que aquilo é tudo feito em computador. Provavelmente tinha poucas naves para Star Wars, mas pessoalmente não fiquei nada decepcionada.
Aquilo que não gostei foi do cinema em si - o senhor encarregue do projector na Academia Almadense resolveu fazer intrevalo a meio da Pod Race e todos os imbecis da cidade estavam lá e não se inibiam de fazer comentários. Enfim, só quer dizer que tenho de ir outra vez.
Também achei piada a poder ir ao supermercado comprar um pacote de batatas fritas com o Obi-Wan. Não tive nada disso quando ers pequena, vou-me desforrar agora.

No princípio de Setembro, como tinha muito tempo livre e estava farta de toda a gente a chamar-me gorda, fui para o ginásio. Três vezes por semana faço 45 minutos de máquinas - step, passadeira, remo - e uma carrada de abdominais. Depois vou para as outras máquinas exercitar os musculos dos braços, pernas e costas. Chego a casa, arrasto-me para o duche, e fico em estado de puré o resto do dia. Ainda gostava de saber quem foi o imbecil que disse que exercício físico dá energia.
O mais irritante nisto tudo é que não perco peso. Acho que estou mais magra mas a balança fica exactamente no mesmo sítio. Eu sei que isso é normal devido ao aumento da massa muscular, mas não deixa de ser irritante.
Também deixei de comer gelado e chocolates. O sacrifício supremo.

Dia 21 de Setembro saíram os novos albums da Tori Amos e Nine Inch Nails. Infelizmente Portugal não está a par desse fenómeno e, passadas duas semanas, contina a ser impossível comprar qualquer dos dois. É agora que eu começo a encomendar tudo pela Internet...

Esta noite começa o mês da Jane Austen na BBC Prime. Quatro adaptações para televisão dos seus livros: Pride and Prejudice e o Making of Sense and Sensibility, Northanger Abbey and Mansfield Park. Finalmente qualquer coisa para ver na televisão.
Se ao menos os imbecis da TV Cabo soubessem tirar as legendas para surdos seria perfeito.
^ Top

4 de Outubro
Não dormi nada esta noite. Deixámos os gatos à solta e estiveram a fazer corridas no hall a noite toda. Por isso, de manhã não fui capaz de me levantar para ir ao ginásio. Era preciso uma grua para me levantar da cama.
Passei o dia a actualizar um dos meus sites e telefonaram do Arco a marcar uma reunião para quarta feira. Vou aproveitar a viagem a Lisboa para ver se os CDs dos NIN ou da Tori já são compráveis.
À noite gravei o primeiro episódio de Mansfield Park. Não é extraordinariamente interessante porque a série é já antiga e a imagem é pouco atraente.
Também tenho estado a ver o Fast Show todas as noites. Como a maioria das séries de humor, parece que vai tendo mais piada à medida que uma pessoa se habitua.
Como todas as segundas feiras, foi noite de X-Files. Não sou particular fan de histórias que introduzem animais como os maus da fita, mas, mesmo assim não foi muito mau. Se bem que não foi dos mais interessantes que tenho visto.
^ Top

5 de Outubro
Feriado. Não que isso me faça diferença a mim. Ontem comprei a City - já que o meu paizinho se teima em esquecer - e devo passar grande parte do dia a traduzir a entrevista com o Ewan McGregor de volta para Inglês. É nestes dias que eu penso em desistir dos sites. Dão demasiado trabalho.
Também tenho de pendurar o terceiro poster do Star Wars na parede da sala. Não sei muito bem onde. Já está tudo um bocado cheio...
O meu tapete de arraiolos - que está a ser feito há quase duzentos anos - está quase quase pronto - já fui encomendar a franja e tudo. Podia tentar faze-la eu mas demorava mais dois anos só com isso e não me apetece...
^ Top

6 de Outubro
Estou agora a ouvir o novo álbum da Tori Amos pela segunda vez. Infelizmente tenho de admitir que estou verdadeiramente decepcionada. Não com as músicas em si, mas com o arranjo pelo menos. É extremamente barulhento, ouve-se mais a bateria do que a voz ou o piano e algumas músicas são verdadeiramente vulgares. Na generalidade, deve ser muito interessante ao vivo, mas assim parece apenas que a Tori tentou dar uma de NIN e falhou redondamente.
Enfim, é o que acontece quando ela tenta escrever um álbum ser sofrer uma grande tragédia. Toda a gente sabe que os compositores deprimidos são os melhores.
O pior é que daqui a uns dias eu vou ter a sensação que já gosto muito e vou andar a cantar as músicas e tal, mas a primeira impressão é sempre muito forte o que estraga o gozo todo.
O Pedro também comprou o novo dos NIN mas esse parece que é muito bom - apesar de eu ainda não ter conseguido por-lhe as mãos em cima.
Esta tarde tive uma reunião com os outros professores de design do Arco. Já tenho uma ideia do programa mas muito pouco tempo para preparar as aulas porque começam já na segunda feira. Além disso tenho de me habituar aos computadores e à forma como a rede funciona e isso tudo. Enfim, não há de ser nada.
^ Top

7 de Outubro
Acabei de ver o novo video da Emma das Spice Girls. A música é um remake do 'What I Am' da Eddie Brickle. Enquanto o original é uma música interessante porque é uma visão com algum humor sobre uma menina parvinha 'I'm not aware of too many things, I know what I know if you know what I mean', esta nova versão é a própria loura parva a descrever-se a si mesma. Aquilo que me faz confusão é: será que ela não percebe que retirou toda a piada à música ao alterar o significado de crítica para auto-definição? Que ela era parvinha já toda a gente sabia.
Hoje é dia de Sting no VH1. É bom poder deixar a televisão num canal de música e não ter de andar sempre a mudar de canal. No entanto, estava à espera de ver os videos mais recentes e else passaram principalmente coisas dos Police.
À tarde fomos ao ginásio mas o Pedro abusou um bocado e viemos embora passados 45 minutos. Só tive tempo de fazer exercícios nas máquinas e abdominais. Amanhã tenho de compensar.
Como era cedo, fomos às compras. Depois de um mês sem trabalhar - e por isso sem salário - começo a entender o que é chegar ao fim do mês a fazer as contas para ver se dá para ir ao supermercado. Acho que nunca serei pessoa para me habituar a isso. Se não começasse a trabalhar outra vez na segunda feira penso que entrava em depressão. E no entanto, detesto trabalhar. É interessante, não é?
Ainda tive algum tempo para actualizar os meus sites mas, como sempre, chego ao fim do dia e não envio nada.
Preciso seriamente de uma soundblaster nova. Sem isso não consigo instalar o Cool Edit e fico com desculpas para não gravar as minhas músicas.
A Scully tem andado completamente eléctrica, a dar pulos pela casa toda, mas amanhã vingo-me: é dia de banho e veterinário. Não que isso me agrade particularmente, mas pode ser que a acalme um bocado. Esta manhã - por volta das seis - fui apanhá-la a brincar com um dos relógios antigos do Pedro - aqueles de bolso, com corrente. Estava à partada ao relógio no hall e, mais uma vez, não me deixava dormir. Só a mim, claro, porque o Pedro, desde que anda a tomar os clamantes não acorda nem com uma bomba.
^ Top

8 de Outubro
Outro dia em que não consegui fazer nada daquilo que tinha planeado. Acontece-me com muita frequência.
Levantei-me relativamente tarde, sentei-me ao computador para começar a fazer qualquer coisa. Não chegei a começar. Era dia de borrifar as gatas com o liquido anti-fungos. Uma actividade que tem de ser efectuada de preferência enquanto há sol para os coitados dos bichos poderem secar. De outra forma é preciso ligar o aquecimento na sala para não acabar com gelado de gato. De repente são três da tarde. Fui ao correio buscar uma encomenda - das minhas constantes trocas de cassetes com outras senhoras meio passadas da cabeça de várias partes do mundo - e enviar as cassetes do coitado do Jon Wilde (para aqueles que chegaram tarde, o Jon Wilde é um tipo que escreve artigos para a GQ inglesa entre outras revistas e que entrevistou, entre outros que não me interessam, a Tori, o Ewan McGregor e o Robert Smith dos Cure. Ele enviou-me as cassetes das entrevistas com a Tori e Robert Smith e eu, na confusão que foi o mês de Setembro, tinha estado a adiar a devolução das mesmas). Eu sou sempre tão organizadinha que esta coisa de ter algo para fazer que ainda não estava resolvido pesava-me constantemente na consciência.
Depois, sai a correr para o ginásio - sem almoçar nem nada. Ao fim de 30 minutos de step e passadeira só queria era um bife. Mas aguentei até ao fim.
Ás seis horas vim para casa tomar um duche rápido e saimos novamente para levar as gatas à veterinária - já estavamos a adiar desde segunda-feira, primeiro porque não tinhamos carro e depois porque ela podia não estar lá. Como somos incrivelmente inteligentes, mesmo depois de nos ocorrer a possibilidade de a senhora não trabalhar em certos dias da semana, fomos à mesma. Resultado, voltámos para trás passados cinco minutos. Regressamos para a semana. Em que dia é, mais uma vez, difícil de determinar porque estamos sem carro outra vez...
Enfim, quando o dia parecia ter acabado, sentámo-nos calmamente no sofá a jantar e a ver o fast show. Depois o Pedro foi jogar Quake e eu retomei o meu tapete de arraiolos. Passadas umas horas, de novo famintos, preparávamo-nos para fritar uns ovos quando toca a campaínha. Era a minha amiga Carla e a irmã, a Elsa. A Carla, tinha uma história algo perturbante para contar e eu fiz o que pude em termos de conselhos e apoio. Gostava que ouvesse mais qualquer coisa que eu pudesse fazer. Só espero que tenha corrido tudo bem.
^ Top

9 de Outubro
Hoje fomos almoçar a casa dos pais do Pedro. Depois passei o dia a limpar a casa, lavar roupa e mudar umas coisinhas - faz sempre parte. Se fosse só limpar e voltar a por tudo no mesmo sítio acho que nunca fazia. Estive a rever o meu guarda-roupa e a escolher aquilo que já não uso nem que me paguem. Consegui voltar a enfiar o que restou dentro da minha metade do roupeiro - garanto que é um acto de magia.
O resto vai servir de substituto ao pijama nos abençoados dias em que não tenho que sair de casa.
Aproveitei para mudar a roupa de verão para as caixas e a de inverno para as gavetas. Isto só quer dizer uma coisa: preparem-se para uma grande onda de calor. Acontece-me sempre.
A Scully andou a tentar brincar com todas as peças de roupa antes de serem arrumadas nos seus lugares.
Medi-me hoje de manhã. Tenho menos 3 cm de barriga. Ou melhor, tinha menos 3 centímetros hoje de manhã. Porque agora até devo ter mais 3 visto que comecei a inchar como a altura do mês requer. E eu que começei o dia tão feliz.
Pronto. Foi um dia muito pouco interessante e muito cansativo.
^ Top

10 de Outubro
Dia de eleições. Fomos votar à hora do almoço. Não estava lá ninguém.
Estou tão habituada a ter que esperar e perder imenso tempo para fazer coisas simples, como comprar um selo ou depositar um cheque, que qualquer coisa que se resolva em menos de dois minutos deixa-me sempre um pouco confusa. ‘Então, é só isto? Vamos já embora?’
Eu sou a pessoa com menos convicções políticas que conheço. Quando chega a altura do voto, a única coisa que consigo pensar é ‘qual destes imbecis é que vai causar menos estragos?’ É preciso fugir dos extremistas e dos idealistas. Aqueles que não fazem grande coisa são geralmente os mais seguros. É triste mas é assim mesmo.
De tarde não fiz grande coisa. O costume, estive a ver uma das minhas cassetes da Nanny e a fazer o tapete. Depois fomos jantar a casa dos pais do Pedro. À noite vi uma série da Jane Austen e fui dormir.
^ Top

11 de Outubro
Hoje é o primeiro dia em que dou aulas no Arco. Não dormi muito bem e estou com vontade de me atirar aos calmantes do Pedro. Não que seja realmente necessário. Só não gosto de ter que esperar. Assim que sair e me puser a caminho fica tudo bem. Mas tudo o que faço pela primeira vez costuma provocar um leve ataque de pânico. É muito subtil mas está lá.
Faz-me lembrar o primeiro dia em que fui para a escola primária. Tinha tudo arrumado no dia anterior, para ter a certeza de que não me esquecia de nada, e estava a pé e vestida às seis da manhã e a acordar toda a gente.
O dia na escola correu mais ou menos bem. Os alunos chegaram com meia hora de atraso e 3 nem apareceram. Fiz a introdução, expliquei o trabalho e mandei-os passear. Depois estive um bocado a brincar com os computadores para ter a certeza que me entendia bem com aquilo.
Quando me vinha embora fui caçada na paragem do eléctrico e acabei por ficar até às seis horas para a apresentação da outra turma. Às sete consegui finalmente pirar-me, mas estava a chover, para melhorar a situação.
Cheguei mesmo a horas de pôr a gravar o Mansfield Park - que tinha pedido ao Pedro para gravar mas ele adormeceu no sofá e só acordou às oito e meia.
Depois vimos o Fast Show e quando virei para a TVI para ficar à espera do X-Files, apanhei a última cena.
MORTE À TVI!!!!!!
Já mandei um mail para esses grandes sacanas que deviam ser enforcados em praça pública e arder no Inferno para todo o sempre. Mas não deve dar em nada.
De qualquer forma, se alguma alma caridosa me quiser fazer esse favor, chateiem-nos até eles irem à falência. Por favor. Ameaças de bomba, qualquer coisa…
Pronto. Estou um pouco violenta mas acho que devia fazer mesmo qualquer coisa. Ainda por cima nem têm coragem de atender os telefones. Passam a vida a fazer isto.
Há uns meses deram um filme que eu queria mesmo ver, não foi editado em video nem cá nem em Inglaterra e por isso não posso sequer comprá-lo. Passaram esse filme no dia ANTERIOR ao dia em que estava programado. Ainda por cima às quatro da manhã. E nunca mais repetiram, como costumam fazer com os outros filmes todos.
E vou mesmo fazer aquilo que ameacei: vou comprar as cassetes da série e tirar a sintonia da TVI da minha televisão. Para todo o sempre.
Mudando de assunto. Estou a ouvir o disco da Tori outra vez. Já consigo gostar de quatro músicas. Mesmo assim é pouco.
Acho que é melhor ir dormir.
^ Top

12 de Outubro
Deram-me mais uma hora e meia de aulas por semana. Passo a ter aula das duas às seis e meia à segunda feira. E a aula de sexta passou para a manhã. Acordei hoje com um telefonema a confirmar estas informações.
À tarde fui ao ginásio. Depois de 45 minutos de máquinas e 300 abdominais já não tenho tempo de fazer o resto dos exercícios porque toda a gente se quer ir embora. Enfim.
Fui comprar o que espero ser a última meada de lã para o tapete. Torna-se irritante saber que falta tão pouco e mesmo assim demora tanto tempo.
Descobri que temos uma gata terrivelmente artística. A Scully anda a tornar-se especialista em fazer esculturas modernas com lã. Ontem à noite, já estava deitada mas tive de levantar-me para ir buscar o meu relógio à sala. Acendi a luz e deparei-me com uma construção complicadissima, comparavel apenas a uma teia de aranha, feita a partir de um novelo de lã azul e que ocupava todo o espaço disponível do chão da sala. Mas é preciso ver que não é tão simples como isso. Os fios estavam enrolados à volta de todos os objectos existentes: cadeira, banco, mesa, tábua de passar a ferro, garrafa de água... Não sei como é que ela conseguiu, mas não há dúvida de que estav bem feito. Não se limitava a passar o fio à volta da pena da cadeira, passava por cima da trave! De forma a que era impossível destruir a 'obra' sem recorrer à tesoura ou, como eu fiz, passando meia hora a enrolar o fio e ir passando o novelo através dos vários objectos.
Depois disto, aquele livro intitulado 'Porque pintam os gatos' já não me parece tão idiota. Tenho de esperimentar dar-lhe umas aguarelas.
neste preciso momento está sentada em cima da mesa, mais ou menos em cima do teclado - o que dificulta as coisas razoavelmente - a morder-me os dedos e a esfregar o focinho no meu nariz. Não podiamos ter escolhido melhor :)
Estou no capítulo 12 do Neverwhere. Tenho de decidir o que vou ler a seguir. E, infelizmente, parece que o Fast Show acaba amanhã.
^ Top

13 de Outubro
Levantei-me relativamente cedo, fui buscar a barra para o tapete e levantar uma cassete ao correio. Desta vez era o filme Little voice. É muito giro. Gostei bastante mais do que esperava. Os actores são excelentes.
Segundo dia de aulas. Tudo a correr bem. Estivemos a discutir o tema do cartaz e a definir as regras. Na próxima aula os alunos já devem começar a trabalhar nos computadores.
Cheguei a casa às cinco e meia, comi qualquer coisa, acabei de ver o filme, fiz um bocado do tapete, pus loiça a lavar e tenho estado a fazer screen captures para os meus sites.
E agora vou acabar de ler o Neverwhere - li mais 3 ou 4 capítulos no barco e no autocarro por isso estou quase no fim. Tem umas coisas um bocado brutas - a quantidade de gatos, cães e outros bichos que o Neil Gaiman consegue matar nos livros que escreve é demais para mim - mas a história é muito interessante. Começa-se relutantemente mas a partir do meu aceita-se a história como se fosse um sonho em que tudo acaba por fazer sentido. Mas ainda acho que gostei mais do Good Omens. O sentido de humor é terrivelmente importante para mim.
^ Top

14 de Outubro
Hoje parece que passei o dia ao telefone. Mas resolvi montes de coisas: a história do pagamento do trabalho para o Público, o meu horário no Ar.co - que tem mudado quase de dia para dia, combinei com a Carla ir ver uma casa na Terça-Feira, puz a conversa em dia com a minha mãe, e descobri que mais uma vez ia parar ao veterinário em vão se não tivesse ligado primeiro.
Tirando isso, fui ao ginásio, acabei o Neverwhere - assim que me levantei, aliás - actualizei um dos sites e escolhi material pra dar a aula de amanhã, fiz a folha de presenças dos alunos e o quadro de tratamento dos gatos para este mês - que me esqueci de imprimir. Enfim, nada de especial. Aliás, uma das razões pelas quais eu sempre tive dúvidas em relação a fazer um diário é que a maior parte dos meus dias é muito pouco interessante.
Pronto, vou enviar ficheiros para os servers e depois vou dormir.
Amanhã tenho de me levantar às oito. E vou voltar a ler Jane Austen. Desta vez - Northanger Abbey.
^ Top

15 de Outubro
Levantei-me às oito da manhã e fui para a escola. Dei a minha primeira aula sozinha aos alunos do 4º ano. Foi principalmente uma aula teórica sobre as limitações do html no design gráfico porque eles vão ter que fazer uma página este ano - aliás, é essa a razão pela qual eu estou lá.
Levei também alguns livros de design para dar exemplos de catálogos, logos, etc, e estivemos a discutir o trabalho do ano em geral.
À tarde estive na costura. Todos os anos altero algumas peças de vestuário que já não uso. Desta vez estive a divertir-me um bocado com isso: sou agora a orgulhosa proprietária de um longo casaco semitransparente com gola e punhos de penas (falsas, claro). Muito starlet. Só faltam os chinelos de salto alto com pompom.
Á noite estive feliz da vida porque tive a possibilidade de ver dois programas de televisão com a Tori: o Jools Holland e o Conan O’Brien. Consegui gravar tudo bem. Depois o Pedro esteve-me a filmar a tocar piano e, agora, completamente exausta - porque esta história de levantar cedo não é para mim - vou dormir.
^ Top

16 de Outubro
Estou um pouco deprimida. Não sei muito bem porquê.
Acordei às nove com o despertador destinado ao Pedro. Levantei-me por volta das dez e pouco. Fui dar comida às gatas e tomar o pequeno almoço para a sala. Apetecia-me ver o Little Voice outra vez. Quando o Pedro voltou da sua primeira aula de Kung-fu, fomos almoçar.
Consegui gravar o Making of A Life Less Ordinary no Telecine. Yes!!!
Tentei fazer os bonecos para o site do pai do Pedro mas decididamente não consigo desenhar. Nem sequer uma bola com braços.
Passei o resto da tarde a fazer o tapete e comecei a ver o Velvet Goldmine. Parei às seis porque descobri que a Scully está com pulgas outra vez. Tive que parar de vez para o Pedro ver o futebol.
Estive a fazer screen captures mas não estou particularmente virada para os sites hoje. Acho que se calhar preciso de ir passear um bocadinho.
A Scully está aqui a pedir festas desde que comecei a escrever. Tenho de ir fazer a minha parte e dar-lhe atenção.
^ Top

17 de Outubro
Continuo um bocado deprimida. Não sei muito bem porquê. Pode ser do tempo.
Acabei finalmente o tapete de arraiolos. Passei praticamente o dia todo a cozer a barra mas ficou feito. Infelizmente, como tem de haver sempre qualquer coisa que corre mal, mesmo no fim acabou-se a lã vermelha e quando fui comprar mais já não tinham igual, na semana seguinte também não e passadas duas semanas a mesma coisa. Por isso o centro ficou a duas cores e a barra também tem um tom ligeiramente mais escuro - particularmente visível com luz artificial. É um final fantástico para uma coisa que demorou tantos anos a fazer...
Como se não bastasse perdi o terceiro episódio do Pride and Prejudice. Enfim, amanhã é segunda feira. Pode ser que as coisas melhorem. Pelo menos vou estar a trabalhar e não tenho tempo para pensar em mais nada.
^ Top

18 de Outubro
Hoje tive aulas das duas às sete e meia, de seguida, sem comer nem nada. Mas não é tão mau como parece. É bom estar fora de casa de vez em quando. Ontem à noite tive uma pequena discussão com o Pedro, por isso é bom mudar de ares. Acho que é essa a razão pela qual estive a sentir-me mal durante todo o fim se semana. Estar fechada 48 horas numa casa com um tipo que está constantemente deprimido, não se interessa por mais nada a não ser o seu trabalho e ainda por cima está constantemente a queixar-se que corre tudo mal é mais do que suficiente para deitar abaixo qualquer um. Não é uma atmosfera muito positiva. Às vezes apetece-me ir embora ou começar a partir tudo.
A meio da aula entrou o professor de caligrafia da escola. Ia deixar umas fotocópias com os alunos mas confundiu-me com uma aluna e desatou a dar uma aula ali mesmo. Eu estava à beira de um ataque de riso porque o tipo é inglês e, apesar de viver em Portugal à vinte anos, não se percebe nada do que ele diz. Pelo que eu entendi, através de falar com outro professor e com o Pedro, o tipo é um grande snob, acha-se superio a toda a gente e ainda por cima foi ele que iniciou o curso de design gráfico na escola por isso toda a gente na escola liga ao que ele diz.
A mim pareceu-me aquele sketch do Fast Show em que o tipo acaba sempre com 'I was very drunk'. Acho que ele fala exactamente assim.
Entre as cinco e as seis era suposto ter uma hora de intervalo mas chegou o outro professor e estivemos a por a rede dos computadores a funcionar e instalar programas. O Pedro Miguel vai ter um ataque cardìaco quando ler isto, mas estivemos a instalar o Word 98 para poder usar a opção de fazer páginas em html porque ainda não me arrajáram o Dreamweaver nem nenhum programa semelhante. Fazer html em Word!!!!!!
Acho que os alunos vão sair de lá na mesma.
Aquilo que eu acho espetacular é que naquela escola só se usam Macs e são todos fanáticos. Acham que os PCs são para nabos. Anyway, a contradição é que depois usam o Internet Explorer e o Word. Realmente nãop entendo o que se passa naquelas cabeças. Não que eu seja fanática de PC. Na verdade, tanto me faz, mas custa-me um bocado a habituar àquela mania dos Macs não terem a extensão com o tipo de ficheiro.
Desta vez deram o X-File a horas. Mas os sacanas da TVI não se dignaram a responder a nenhum dos e-mails. E só deram a horas porque houve um problema com a treta de programa que estava a dar e que era em directo. O que é que isto quer dizer: mais uma vez só consegui ver os X-Files porque já estava com muita atenção. Eles começaram o episódio no intrevalo do outro programa, ou seja, sem aviso. Lindo como sempre.
^ Top

19 de Outubro
Hoje voltei para Lisboa. Mas não tive aulas. Fui com a Carla ver uma possível casa para alugar - para ela, entenda-se. Descobri umas coisas muito interessantes. Primeiro, as agências que alugam casas em Lisboa cobram 30 contos para ir mostrar uma casa a um possível cliente. Como é possível! É quase uma renda!
Segundo os preços são uma estupidez. A casa que fomos ver tinha duas assoalhadas e custava 65 contos por mês. A casa toda era pouca maior que a minha sala. A cozinha não tinha nada nem sequer espaço para fogão. Todo o prédio cheirava a esgoto. Não podia ser uma nojeira pior.Eu tenho a impressão que nem 30 contos pagava por aquilo.
Depois iamos ver outra em Santa Apolónia mas quando chegámos lá a senhoria disse-nos que tinham passado por lá dois rapazes durante a hora do almoço e tinham ficado com a casa.
No fundo foi um dia perdido. E num caso de alguma urgência porque a Carla tem de sair da actual casa o mais rapidamente possível. Enfim. Não vai ser fácil.
Às 4.30h deixei-a no igraphe para ela ver se tem hipótese de se candidatar ao subsídio de incentivo ao aluguer de habitação. Espero bem que sim.
Fui ter com o Pedro - que vinha do ar.co - à Baixa e viemos para casa.
Estive a ver o Life Boat do Hitchcock. Não é dos mais interessantes mas não é mau.
A Scully está com pulgas outra vez.
^ Top

20 de Outubro
De manhã fui aos correios enviar umas cassetes que já estavam em atraso. À tarde tive mais um dia de aulas. Os alunos já começaram a trabalhar com os computadores o que é óptimo porque quer dizer que finalmente tenho mais qualquer coisa para fazer durante as aulas do que falar.
Felizmente não apanhei muita chuva porque nem sequer levei um casaco. Chego sempre à escola a pensar que devia ter ido de fato de banho. Não tenho que subir muito porque vou de elétrico mas com o conjunto de tudo o que tenho que andar desde casa entre os vários transportes, ainda dá para chegar à escola com a lingua de fora e a suar por todo o lado.
Quando cheguei o Pedro foi buscar-me aos barcos mas teria sido mais rápido se tivesse ido de autocarro. Pode parecer injusto mas estava frio e eu só via os autocarros a passar e nada de Pedro.
Depois fomos mais uma vez com as gatas à veterinária. Não só temos que continuar com os medicamentos do costume como trouxemos mais alguns para ajudar à festa principalmente porque a outive regressou. Já para não falar nas injecções para acabar com as pulgas. No total foram quinze contos, e isto porque ela é simpática e não cobra consulta.
Quando voltámos consegui finalmente comer qualquer coisa - uns miseros ovos mexidos - e descansar um bocadinho a fazer paciências no computador. De repente é meia-noite e tempo de caminha. Os dias já não dão para nada...
^ Top

21 de Outubro
Passei o dia a reorganizar as minhas cassetes de video. Estou a ficar sem espaço e não vejo mais de metade dos filmes que tenho gravados, por isso está na altura de reciclar.
Às 5 da tarde era impossivel entrar na sala. O chão estava completamente coberto de cassetes. Tive de arrumar o máximo possível numa hora para o Pedro poder entrar na sala para ver o jogo de futebol. Acabar a organização vai ser o meu trabalho de fim de semana.
À noite gravámos o 'director's cut' do Aliens. Tem mais vinte e tal minutos mas não estraga o filme como o Abyss. Simplesmente informa-nos que a Ripley tinha uma filha, o que faz a ligação com o facto de lea ficar tão agarrada à miuda (Newt).
Soube que a minha avó Luisa foi hoje operada a uma anca e vai ficar em casa dos meus pais durante uns tempos. É nestas alturas que eu me ajoelho e beijo o chão da minha casinha.
^ Top

22 de Outubro
Dia de levantar cedo. Basicamente quer dizer que passo o dia meio a dormir. Dei as aulas, voltei para casa. Ao sair do barco começou a chover torrencialmente. Daquelas chuvas que parecem programadas para ensopar uma pessoa enquanto se tenta chegar até ao autocarro e depois param novamente, tão depressa como começaram. Como estava a morrer de fome e já sabia que comida é coisa que não temos em casa ultimamente, passei pelo supermercado e comprei todas aquelas coisas que não se devem comer quando se está em dieta. Comi uma sandes e fui deitar-me um bocado. Fui acordada pela Michelle passados 40 minutos. Em vez de ficar a babar-me na almofada achei melhor ir fazer qualquer coisa. Fui scanar imagens e ver um filme do Sherlock Holmes - simultaneamente, entenda-se. A vantagem de ter o computador na sala.
Depoi aproveitei o facto de o Pedro ainda não ter chegado para actualizar os meus sites, mas como aquilo estava a dar buraco resolvi passar mais um para o server da máquina. Tem de ser um de cada vez porque têm todos cerca de 9 mb e demora umas horinhas a enviar os ficheiros.
Felizmente o Pedro tem a decencia de telefonar antes de voltar para casa o que dá para esconder o whiskey e os cigarros.
E pronto, umas horas depois (e sabe-se lá quantos bolinhos de gema), completamente de rastos, só me apetece ir dormir. Mas acho que ainda vou ficar por aqui algum tempo. Hoja dá um filme no Telecine que parece interessante. Chama-se OK Garage e é com o John Turturro. Um daqueles filmezinhos independentes americanos.
^ Top

23 de Outubro
Sábado. Básicamente passei o dia a jogar Gruntz com o Pedro (joginho com uns bonecos que são cozinhados no forno e que é muito giro. Temos de encontrar uma peça, há vários puzzles com armadilhas e de vez em quando é preciso bater noutros Gruntz com uma palhinha).
Os pais do Pedro chegaram do Egipto e o Pedro foi buscá-los ao aeroporto. Durante esse periodo avancei 3 níveis.
Ontem acabei por ir mesmo dormir. Acho que durmo pelo menos dez horas por noite - quando posso. É muito mas sabe bem. E nunca sei quando é que vou deixar de ter essa hipótese, por isso vou aproveitando enquanto posso. Vá lá, fiquem todos cheios de inveja :P
^ Top

24 de Outubro
Passei a manhã a tentar terminar o site do Coiso. Apesar de não saber desenhar bonecos muito bem, fiz um esforço. O Pedro tinha prometido que fazia os bonecos mas entretanto passou uma semana e nada. Sò quando eu já tinha desenhado os bonecos todos - enfim, fiz um esforço, estavam um pouco infantis mas pronto... - é que ele se dignou a sentar ao estirador cinco minutos e, claro, fez logo uns bonecos espetaculares, apesar de se assemelharem um bocadinho a espermatozoides - mas pronto, não se pode ter tudo. Concluindo, perdi uma manhã para nada porque os bonecos do Pedro é que é e mais nada. Agora vou ter de fazer o trabalho todo de novo só porque o sacana deixa tudo para o fim.
Os pais do Pedro passaram por cá esta tarde para trazer as prendas do Egipto: um tambor para a colecção que já está no seu devido lugar na parede da sala de música, Um instrumento muito estarnho com apenas duas cordas e que deve ser tocado com arco (como os violinos) e um ank enorme, para além das t-shirts da praxe. Aliás acho que devia arranjar uma cómoda só para t-shirts...
O meu maninho tinha dito que passava por cá este fim de semana e sempre apareceu esta noite. Conversámos um bocado, escolhemos uns filmes - horário da videoteca: terças, quintas, sábados e domingos, das 12h às 24h - e, ao tentar descobrir a que horas dava uma série muito gira que aparentemente toda a gente viu menos eu, descobrimos que já tinha acabado e que hoje começava uma série baseada numa história do Dickens. Por mim tudo bem. Não é um dos meus autores preferidos mas pode ser que se veja. Pelo menos gosto das roupas.
^ Top

25 de Outubro
Era suposto irmos ao ginásio hoje de manhã. Não fomos. Já passou uma semana e eu estou a começar a inchar outra vez.
De tarde tive aulas. 4 horas e meia de volta dos computadores a responder a perguntas.Tudo bem. É o meu trabalho. Eu gostava é de poder responder apenas uma vez à mesma pergunta e não 15 vezes ou mais. Mas pelo menos os alunos são simpáticos, dignam-se a aparecer nas aulas - o que parece que até é raro naquela escola - e parecem interessados.
X-Files. Demasiado baseball, pouca Scully. Mas adoro os episódios mais no gozo.
^ Top

26 de Outubro
Bom. Este foi um dia muito comprido. Levantei-me às seis e meia para ir ver casas com a Carla outra vez. Felizmente conseguimos encontrar uma. Duas assoalhadas, casa de banho e cozinha decentes, rés-do-chão (o que é óptimo por causa do piano), 60 contos. Vamos lá ver se o contrato fica feito amanhã. E depois tenho de ir ajudar nas limpezas e mudança para ficar tudo pronto até Domingo.
Nota: Pedro - se estiveres interessado, havia um segunda andar vago no mesmo prédio. A sala era maior (duas janelas) por 75 contos. Tinha era alcatifa nessa sala, cortinados e um sofá com um padrão horroroso...
Fomos almoçar ao MacDonalds - principalmente porque temos muito pouco dinheiro neste momento - e depois encontrámo-nos com o Pedro que tinha acabado as aulas de manhã. Fomos à nova Valentim de Carvalho. Os pianos e sintetizadores são uma tentação!!!!
Depois o Pedro voltou para a escola e nós fomos aos Armazéns do Chiado que abriram hoje. Muitas das lojas ainda estão fechadas mas é tão bom não ter que ir ao Colombo para ir à Body Shop ou à Fnac.
A seguir fui à Bertrand. Comprei o Mansfield Park (aquele livro que a Door estava sempre a ler no Neverwhere) e a Spin com a Tori na capa.
Depois fomos até a casa da avó da Carla que tem um gatarrão siamês ENORME e telefonámos para a agência para obter a boa notícia que o dono do prédio tinha concordado com andar para a frente com o contrato.
Depois fui ter com o Pedro à escola. Subi aquilo tudo a pé porque faltavam-me SESSENTA escudos para o eléctrico. Mas pronto, como não tenho ido ao ginásio, é uma espécie de compensação.
No caminho passei por dois miudos. Um perguntava ao outro 'Então o que é que preferias, uma motoserra ou uma espada do Star Wars?' ao que o outro responde 'Star Wars, claro'. Achei giro. Não há dúvida que os Jedi estão de volta.
Viemos embora, passámos em casa dos pais do Pedro para ir buscar o carro que, mais uma vez, nos foi amavelmente cedido por uns dias, e levámos as gatas à veterinária novamente. A amarela e a Scully já não têm outites. A Michelle ainda tem um bocadinho. Voltamos daqui a 15 dias. Quando nos preparávamos para vir embora, a Dra Catarina começou a contar alguns dos problemas que tem com certos clientes - os donos, entenda-se. É sempre bom saber que não pertencemos ao grupo dos donos chatos.
Durante a tarde a minha mãe telefonou-me para o telemóvel a tentar cravar-me a ir passar a tarde com a minha avó que, coitadinha, foi operada, não pode andar e estava sozinha em casa. Eu entendo o problema da situação mas, se ela sabe perfeitamente que não vai poder estar em casa então devia pensar noutra solução. O problema é que as soluções da minha maezinha passam sempre por eu deixar de fazer o que quer que seja que e tomar o lugar dela porque ela tem mesmo de ir trabalhar. Ela é que resolve por a mãe lá em casa e depois vem-me chatear a mim. Até parece que ainda estou a viver lá. Ela sempre partiu do princípio que eu não tenho nada na vida que seja tão importante que não possa adiar quando ela não consegue cumprir aquilo a que se obrigou a ela própria. Por que raio é que a avozinha não pode ir para casa do meu tio, por exemplo? A mulher dele não trabalha, tem mais do que tempo para tratar dela. Eu tenho mais que fazer na vida do que servir de enfermeira. E se fosse só isso, tudo bem, mas esta tarefa implica, para além de perder todo o meu tempo livre, passar dias inteiros a ouvir o que é que eu faço mal, porque só ela é que sabe. Enfim, o inferno.
Ainda por cima teve a lata de admitir que a minha avó ocupou o quarto do meu irmão. E em todas as vezes em que situações deste tipo aconteceram, se nós nos queixamos ou recusamos colaborar por alguma razão, somos acusados de ser egoistas e não querer saber de ninguém e lá vem a história da avó que nos carregou aos dois ao colo quando eramos pequenos, etc, etc.
Eu não saí daquela casa mais cedo porque não pude. Mas quando saí foi com a intenção de não ser sugada novamente. Eu tenho a minha vida, eles têm a deles. Não me responsabilizem por decisões que não foram minhas. Não tenho, nem quero ter nada a ver com isso.
Pronto. Agora que já me queixei à vontade vou jantar que a comida já está fria. E jogar Gruntz para descontrair um bocadinho.
^ Top

27 de Outubro
Cheguei atrasada às aulas porque o eléctrico resolveu fazer greve. Esperei desde as cinco para as três até às três e um quarto e nada. Desisti e subi aquilo tudo a pé. Como ainda sá tinham chegado três alunos também não houve problema.
A meio da aula descobri que tinha perdido o meu colar. Chuif.
O meu telemóvel está a pifar de vez. Aliás, a bateria. O Pedro telefonou a meio da aula e aquilo desligou-se. Tive de ir à secretaria telefonar mas ainda por cima só tinha o número do telemóvel do Pedro no meu. Na agenda, nada. Então tive de ligar para o do Nelson. Ainda por cima não estou habituada àqueles telefones em que é preciso carregar no zero primeiro e então eslive ali quase cinco minutos a tentar ligar. Acho que devia era ter ligado o cérebro primeiro, mas enfim.
O Pedro queria ir ver o Star Wars outra vez e então eu mandei os alunos embora mais cedo para conseguir chegar ao Monumental a horas. Mesmo assim foi quase em cima da hora.
De qualquer maneira ainda deu para comer um croissant antes de ir ver o filme. Eu só tinha comido de manhã e não sei se aguentava mais duas horas.
Depois viemos para casa, com o Nelson que tinha perdido o último barco que lhe dava jeito. Escolhi uns filmes para ele levar agora que já tem video e o Pedro foi levá-lo a casa.
Estiva a jogar Gruntz um bocado, e como estava muito cansada, por volta da meia-noite fomos dar os medicamentos aos bichos e agora vou para a cama.
^ Top

28 de Outubro
Levantei-me relativamente cedo e vim para a sala ver um filme que tinha deixado a gravar ontem - The Tall Guy, com o Jeff Goldblum e a Emma Thompson. Tem umas partes giras mas no total não é nada de terrivelmente interessante.
Fui pintar o cabelo e depois falei com a Carla ao telefone. Ela já tem a chave da casa mas não tem água nem luz por isso não pode sequer começar as limpezas. Sendo assim não ia lá fazer nada hoje. Por isso fui ao ginásio - FINALMENTE!!! - durante hora e meia. Voltei, tomei banho pela segunda vez hoje e estive a jogar Gruntz outra vez até agora.
Agora vou ver um filme chamado Stormy Monday.
^ Top

29 de Outubro
Tem piada como é diferente levantar cedo por vontade própria ou por obrigação. Não me apetecia nada acordar hoje. As manhãs foram fitas para as outras pessoas que não eu. Ainda por cima não tinha nada para comer, e o pequeno almoço é muitas vezes a minha única refeição do dia. Tive de ir ao supermercado comprar uns pacotinhos de leite e qualquer coisa para mastigar. Depois apanhei o autocarro e fui para Lisboa.
Cheguei 15 minutos atrasada à escola, o que não quer dizer nada porque os alunos - aqueles que foram - só chegaram uma hora depois. Quando entrei na sala, ia abrir o armário para retirar a folha de presenças e reparei num pequeno inconveniente. Não tinha levado as chaves de casa. Considerando que o Pedro tinha reuniões o dia todo e eu saia à uma hora, não era bom sinal. Como se não bastasse, estou 'temporariamente impedida de fazer chamadas' tal como a senhora da Telecel insiste em informar, visto que não fui carregar o telefone com mais dinheiro e eles acham que eu devia. Se o telefone não estivesse nas últimas, já tinha tratado disso, mas assim tenho estado na dúvida sobre se devia carregar este ou comprar um novo. Anyway, fui mais uma vez telefonar da secretaria. Combinei encontrar-me com o Pedro em casa às duas, no intervalo das reuniões dele.
Quando acabei a aula fui directa para o barco, o Pedro foi-me buscar ao outro lado e fui a casa descarregar a tralha e vestir roupa menos quente porque os outonos já não são o eram dantes, etecetera e tal.
Voltámos para Lisboa, fomos almoçar e depois fui ter com a Carla enquanto o Pedro e o Nelson foram para a segunda reunião do dia.
A Carla chegou 15 minutos atrasada mas chegou. Fomos experiementar a Loja do Cidadão para ela fazer os contratos de água, luz e telefone. A água tudo bem e até foram ligar no pr´prio dia, mas os outros dois serviços tinham os computadores em baixo e não puderam fazer nada. A senhora ainda nos informou que não valia a pena esperar porque já tinha acontecido a mesma coisa noutros dois dias desta semana. É um excelente serviço, como se pode ver. Enfim, a culpa é da Portugal Telecom, como sempre. De qualquer forma foi uma tarde perdida porque não ficou nada feito.
Tivemos que ir imediatamente para casa da Carla porque iam ligar a água. Só que podia ser entre as cinco e meia e as onze e meia da noite. Numa casa suja, sem electricidade, sítio para sentar ou água para lavar coisa nenhuma, já se está a ver que não é muito agradável. A Carla comprou velas e material de limpeza e fomos ao trabalho. Felizmente o tipo da água apareceu às sete horas por isso ainda pudemos voltar para casa a horas decentes.
Vim jantar e depois estive a acabar o site ocoisonanet que deveria estar pronto no domingo. Como não sei como vai ser o meu dia de amanhã - se vou ao ginásio, a Lisboa... - achei melhor acabar já hoje. Estive principalmente a pintar as ilustrações do Pedro e colocá-las no sítio. Ficou giro.
Pronto. E agora são horas de caminha outra vez.
Ah! E preciso de uma Soundbaster. Como nos pagam na terça-feira já posso comprara. Yay!
^ Top

30 de Outubro
Os fins de semana são geralmente destinados às limpezas e principalmente a lavar a roupa. Enchi três máquinas e ainda sobrou roupa para mais uma ou duas amanhã.
O Pedro Miguel veio fazer uma visita hoje de manhã com a particular função de trazer uma prenda de aniversário - se bem que um pouco em atraso. Ofereceu-me um leitor portátil de minidisc. Eu nunca sei como reagir a uma coisa destas. Acho sempre que é demais para mim. Um presente demasiado generoso. Tenho a impressão que aminha reacção não foi bem a ideal mas é mesmo uma daquelas situações em que não sei o que dizer. Por isso mano, muito obrigada e desculpa lá mas acho que sou mesmo assim
Aliás, isso lembra-me que está quase a chegar a Natal. E se eu sou tudo menos religiosa, a história de ter presentes para toda a gente sempre me agradou extraordináriamente. Aliás, eu e o Pedro gastamos sempre o dobro do nosso orçamento inicial neste tipo de coisas. É impossível não o fazer.
O Pedro Miguel ficou para almoçar e então encomendámos umas pizzas. Temos mesmo que ir comprar comida um dia destes...
Durante o almoço a minha mãe ligou a exigir que eu fosse tomar conta da avózinha na quinta feira. Eu recusei e ela ficou toda zangada terminando com um 'nós temos de ter uma conversa'.
À tarde fomos para o ginásio porque já passou uma semana desde a última vez.
^ Top

31 de Outubro
Continuei a lavar roupa. O meu pai passou por cá ainda de manhã para buscar um banco que nos tinha emprestado quando começámos as obras o ano passado e que ainda estava cá. Levou também a antiga mesa de computador do Pedro que nós já não estávamos a usar.
Depois fomos almoçar a casa dos pais do Pedro. Vimos as fotos do Egipto e depois tive de voltar cá porque tinha-me esquecido de levar o site do Coiso. Quando voltámos expliquei mais ou menos como é que se alterava o site - sei que ficarama a faltar algumas coisas, mas é dificil lembrar de tudo assim de repente. De qualquer forma, foi o suficiente para o Artur começar a trabahar e acho que o site já está on-line. Eu fiz o lay-out, o Pedro desenho os bonecos e eu pintei-os. Acho que ficou com piada, se bem que bastante simples. mas como é uma espécie de jornal em que os textos são o mais importante, penso que funciona.
Depois vim para casa gravei o quinto episódio do Pride and Prejudice e continuei a lavar e dobrar roupa. Ainda tenho que ver se consigo convencer o Pedro a aspirar a casa que está um nojo.
Mais tarde gravei o segundo episódio da série Our Mutual Friend, o filme Fierce Creatures e ainda vi o filme francês 'A Cidade das Crianças Perdidas'. É dos tipos que fizeram o Delicatessen. Eu não gostei nada do Delicatessen mas achei uma certa piada a este. Por acaso já conhecia as animações em 3D do filme - a pulga e o fumo verde. O miúdo que está sempre a comer é muito giro e o filme tem algumas sequências muito bem feitas. Só não percebo porque é que está na prateleira dos filmes de terror no clube de video. Nem sequer é tão mau como algumas histórias para crianças na sua versão original.
^ Top